Tempo de leitura: 1 minuto
A longo prazo ou em longo prazo? Essa dúvida é bastante recorrente e os equívocos acontecem não importa o grau de instrução da pessoa. Mas neste artigo vamos esclarecer essa dúvida de uma vez por todas.
De acordo com a norma culta da língua portuguesa, o correto é “em longo prazo”. O motivo é bem simples. As perguntas que originam esse tipo de resposta possuem “em”. Afinal, quando falamos de tempo de duração, a preposição “em” exerce papel fundamental na oração.
A longo prazo ou em longo prazo. Exemplos:
Em quanto tempo terei lucro? Em dois anos.
É errado responder “a dois anos”.
Em quanto tempo a casa ficará pronta? Em três meses.
É errado responder “a três meses”.
Você terminará a redação em quanto tempo? Em uma hora.
É errado responder “a uma hora”.
Isso acontece porque a locução adverbial que indica duração de tempo deve ser introduzida pela oração “em”. Logo, também é errado responder “a longo prazo” para perguntas similares.
Entretanto, vale dizer que a língua portuguesa não é algo imutável. Portanto, está em constante evolução e modificação. Por isso, alguns termos e expressões considerados errados podem ser posteriormente aceitos quando muito utilizados.
A preposição “a” é utilizada para indicar distância, seja de espaço ou de tempo. Por exemplo:
“Eu me formo daqui a dois anos”.
Então, caso a pergunta seja “Quais são os seus planos daqui a 10 anos?”, se torna adequado responder “Eu planejo me mudar de país a longo prazo”
Nessa linha de raciocínio, o dicionário Houaiss aprova as duas formas: “em longo prazo” e “a longo prazo”.
Confira aqui as 5 dúvidas de português mais comuns no ambiente de trabalho.
Continue acompanhando o nosso conteúdo e fique por dentro de dicas de Inglês, Português e Produtividade. O Sucesso Pro oferece diversos cursos profissionalizantes para você alavancar a sua carreira profissional e se destacar entre a concorrência.