Como ser disciplinado e analítico? 3 dicas básicas

Tempo de leitura: 2 minutos

Dificuldade em entender como ser disciplinado? Disciplina e poder analítico são algumas das qualidades essenciais de uma pessoa produtiva. E você pode começar a desenvolvê-las por meio de atitudes simples. Por isso, separamos as três principais dicas de como ser disciplinado e analítico.

Qualquer comportamento repetido com disciplina se torna um hábito. E você precisa de novos hábitos para ser mais eficiente e aumentar sua produtividade. Da mesma forma, analisar uma situação com rapidez otimiza seu trabalho. 

Quer saber como como ser disciplinado e analítico?

Aprenda algo novo 

Aprender uma atividade nova, seja qual for, como fotografar ou cozinhar, vai melhorar sua capacidade de planejamento e resolução de problemas. Além de beneficiar de maneira geral as funções cognitivas, que envolvem atenção, percepção, memória e raciocínio.

Fique sozinho

Ficar um tempo sozinho também é ótimo para organizar suas ideias, pensar com mais clareza e sem interferências. Sente em um banco e tome alguns minutos de sol após o almoço ou vá caminhar depois do trabalho, por exemplo. São formas de relaxar a mente e analisar os pensamentos.

Faça exercícios 

Outra dica muito boa é fazer exercícios físicos. A prática de esportes vai favorecer seu rendimento no trabalho por inúmeros motivos, desde melhorar sua saúde até aumentar sua disposição e te dar sensação de bem-estar. 

Mas além desses benefícios, o esporte te ajuda de várias maneiras, como ser disciplinado e mais analítico. O que você aprende em um campo da vida pode ser estendido para os outros, quando você adquire disciplina no esporte, você leva essa habilidade também para o meio profissional.

Ou seja, não faltam bons motivos para você começar alguma atividade física, não é? Escolha alguma que você se identifica, pois assim as chances de desistir ou desanimar são menores. Há muitas opções, como lutas, danças, pilates, corrida, musculação e bicicleta.

Coloque a atividade escolhida como prioridade e tente não faltar em nenhuma aula ou treino. Mesmo se der preguiça, insista e vá. Lembre-se: qualquer comportamento repetido com disciplina se torna um hábito. Afinal, qualidade de vida é sinônimo de produtividade.

E o mais importante: não desista nos primeiros obstáculos. Essa dica vale no esporte, na vida profissional e também pessoal. Visualize seus objetivos e persista.

Agora, que tal colocar todos esses itens em prática? Em breve, você colherá os primeiros frutos. Um deles será ter um melhor desempenho no trabalho. 

Conheça 6 ferramentas de organização de tarefas.