5 dicas para escrever melhor

Tempo de leitura: 3 minutos

Escrever um texto longo assusta muitas pessoas, mas quando é preciso passar muitas informações, não tem jeito, não é? Por isso, separamos algumas dicas para escrever melhor e parar de passar esse sufoco.

Respire fundo e se prepare para nunca mais ficar inseguro na hora de escrever e aprenda a elaborar suas ideias de forma objetiva, clara e sem erros gramaticais. 

Se você está no grupo dos que têm medo de escrever, vai gostar das minhas dicas para escrever melhor de hoje. Confira:

5 dicas para escrever melhor

1 Leia muito

Leia. Leia muito. Mas não adianta ler qualquer coisa. Por exemplo: muita gente escreve errado nas redes sociais. Ou seja, se limitar a ler o que os outros estão pensando no Facebook pode não ser uma boa alternativa como dicas para escrever melhor. Prefira revistas, jornais, sites de notícias e livros. 

De tanto ler as palavras escritas com grafia correta, você naturalmente também vai escrevê-las da forma certa. Além disso, você vai diversificar seu repertório de palavras, deixar seu vocabulário mais rico e desenvolver a habilidade de construir as ideias.

2 Seja simples e direto

Uma frase pode ter mil interpretações. Para obter a melhor compreensão do seu leitor você deve escrever com objetividade. Na dúvida, vá direto ao ponto e tente ser o mais claro possível. É melhor ser simples e didático e ser entendido por todos do que enfeitar o texto com palavras bonitas e frases complexas e ninguém entender o que você quis dizer.

3 Estruture seu texto

Uma das principais dicas para escrever melhor é criar um esqueleto de tudo que vai ser abordado antes de começar. Por exemplo, se você pretende escrever um texto longo, use o primeiro parágrafo para introduzir o assunto. Nos seguintes, desenvolva o tema, descreva, dê exemplos e mostre dados para fundamentar sua ideia. 

O ideal é usar um parágrafo para cada argumento. Encerre com a conclusão. Vale lembrar que a conclusão não significa encerrar a discussão. Você pode deixar o tema aberto para reflexão de todos e até terminar com um questionamento. 

4 Use conjunções

 Conjunções vão enriquecer seu texto, além de facilitar a compreensão das suas ideias criando conexão entre elas. Por exemplo, ao começar uma frase que contraria a ideia da anterior, use “entretanto, “contudo” ou “porém”. Já para ligar a oração anterior a uma oração explicativa, use “pois” ou “porque”. Para concluir uma ideia, opte por “logo”, “dessa forma” ou “portanto”.

Você pode buscar outras conjunções no dicionário de sinônimo e deixar o seu vocabulário ainda mais diversificado.

5 Tenha um dicionário por perto

Não é vergonha esquecer a grafia correta de uma palavra. A principal prática entre as dicas para escrever melhor é ter sempre um dicionário disponível na hora de escrever para consultá-lo quando tiver dúvidas. Melhor pecar pelo excesso do que publicar um texto cheio de erros de português ou palavras que você não tem certeza do significado.

O que achou das sugestões? Fique atento às dicas do nosso blog para novas dicas para escrever melhor e outros técnicas de aprendizado.