Tempo de leitura: 1 minuto
A palavra “anexo” ou a expressão “Em anexo” são umas das mais usadas em e-mail de trabalho. E que atire a primeira pedra quem nunca teve dúvida sobre qual é a maneira certa de utilizá-la.
A verdade é que ambas as formas estão corretas, mas é preciso saber como e quando usar cada uma. Veja abaixo:
Como e quando usar em anexo ou anexo?
Como adjetivo
Se utilizada sem a preposição “em”, tem função de adjetivo e deve concordar com o substantivo a que está associada. Por exemplo:
A planilha segue anexa ao e-mail.
Os comprovantes estão anexos ao documento.
Como locução adverbial
Já quando está acompanhada de “em” passa a ser uma locução adverbial de modo e indica a maneira como o arquivo foi enviado. Como está em uma forma invariável, não precisa concordar com gênero ou número:
Os recibos seguem em anexo.
A lista está em anexo.
Como substantivo
No entanto, há gramáticos que condenam o uso da última maneira. Se o objetivo é dizer que algo está dentro do documento enviado, o ideal é utilizar “no anexo”. Nesse caso, a palavra se torna um substantivo:
Os valores dos produtos estão no anexo.
O custo de produção pode ser visto no anexo.
É válido lembrar que a Língua Portuguesa é uma língua viva e, por isso, incorpora todas as variações em suas normas. Por isso, a palavra “anexo” ou “em anexo” se torna tão versátil e pode ganhar diversas funções conforme empregada, sendo todas as formas aceitas pela norma culta da língua.
Gostou das explicações? Acompanhe as publicações diárias para saber mais dicas. Conheça também o curso Português para Profissionais para ganhar prestígio na carreira e reconhecimento profissional, independentemente da sua profissão. Afinal, ninguém quer cometer gafes no trabalho com erros gramaticais, né?