Tempo de leitura: 3 minutos
A maioria das pessoas estuda sem técnica alguma. Decora o conteúdo, faz prova e passa, sem se preocupar em melhorar o aprendizado. No entanto, depois esquece o que estudou. Ou seja, não aprende. Há também quem desenvolve técnicas para decorar o que precisa. E, claro, após algumas semanas esquece tudo.
Por isso, há inúmeras dicas pensadas exatamente para facilitar o entendimento e melhorar o seu aprendizado. Afinal, você pode ler páginas e páginas de um livro e não entender nada ou terminar um curso e não aprender nem metade do conteúdo proposto.
Nas escolas, a forma de avaliação é por prova. No entanto, em um curso para seu conhecimento pessoal ou profissional, geralmente não há testes. E também não adianta apenas decorar o conteúdo. Você pode pagar, desperdiçar seu tempo e não aprender quase nada.
Para que isso não aconteça, separei algumas dicas que vão te ajudar a aprender mais e de forma rápida.
Sete dicas para melhorar o aprendizado
Faça um cronograma
Anote os horários que você tem livre para estudar e monte uma tabela com seu cronograma de estudo. Pode ser 1h por dia, cinco vezes por semana, por exemplo, ou 1h30 três vezes por semana, mas seja sempre realista.
O importante é que sejam horários viáveis e que você realmente cumpra o estipulado. Enxergue esses horários como compromissos fixos e evite ao máximo deixar de cumpri-los. Adquirir disciplina é um dos requisitos para você otimizar os seus estudos.
Escreva o que aprende
Há quem ache que ouvir a aula com atenção é o suficiente, mas isso é um mito. Se apenas assistir à aula e não fizer mais nada, muito provavelmente vai esquecer boa parte do que ouviu, ainda que na hora tenha entendido tudo. Portanto, é importante anotar o que aprende enquanto está na aula. Suas anotações vão te ajudar a relembrar o que ouviu.
Vá além
Não se limite ao básico. Leia as referências, procure assuntos relacionados ao que foi aprendido e pesquise sobre o tema. Dessa forma, você não apenas aprofunda seu conhecimento como também torna o aprendizado mais fácil.
Repasse o que aprendeu
Comente com alguém sobre o que você está aprendendo e fale sobre os assuntos que mais gostou da aula. Assim, você revisa o conteúdo, raciocina sobre o tema e organiza suas ideias, principalmente se a pessoa fizer perguntas e te estimular a pensar mais.
Ouça áudios
Caso seja possível, ouça áudios sobre o tema estudado enquanto faz atividades que não precisam de pensamentos complexos, como lavar louças, cozinhar algo fácil, limpar a casa, correr ou caminhar. Uma maneira simples é pesquisar aulas em podcasts sobre o tema que você está estudando. Outra forma é converter vídeos de aulas em áudios.
Faça exercícios
Faça exercícios, pelo menos três vezes por semana, além de melhorar sua qualidade de vida, vai também melhorar suas funções cognitivas, relacionadas ao aprendizado. Melhor ainda se os exercícios forem logo após os estudos. Além disso, manter uma rotina de atividades físicas vai te dar disciplina.
Durma e se alimente bem
Já fiz um post sobre esse tema aqui, mas não custa ressaltar que uma boa noite de sono favorece a consolidação da memória e o desempenho intelectual. Da mesma forma, uma alimentação saudável tem o poder de estimular a memória, o raciocínio e ajudar na concentração.Também vale dizer que alimentos gordurosos dão sonolência e, assim, prejudicam os estudos. Ou seja, evite-os.
Gostou do post de hoje? Compartilhe com seus amigos e alavanque sua carreira com as dicas do Sucesso Pro.